terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Documentário “Os Projecionistas”







Fotos: ASCOM - FCP - PreviousNext

Publicado originalmente no site Agencia Pará, em 16/10/2017

Documentário “Os Projecionistas”
 
“Os Projecionistas” traz os relatos de três profissionais atuantes no circuito exibidor de cinemas local, tanto comercial quanto alternativo.

O Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), exibe pela primeira vez, por meio do Projeto Plateia, o documentário paraense “Os Projecionistas”, que investiga o trabalho de profissionais da área de projeção cinematográfica e os bastidores das salas de cinema de Belém...

Produzido em Belém, com roteiro e direção de Eveline Almeida, Kemuel Carvalheira e Lucas Alcântara, o documentário traz os relatos de três profissionais atuantes no circuito exibidor de cinemas local, tanto comercial quanto alternativo, que falam sobre os vários aspectos inerentes a profissão de projecionista cinematográfico, o amor à sétima arte e reflexões sobre o futuro desta profissão e do próprio cinema.

Segundo o diretor Kemuel Carvalheira, o documentário surgiu como resultado do trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em produção audiovisual, que ele e seus colegas, Eveline Almeida e Lucas Alcântara fizeram, com o objetivo de entender como funciona o processo de projeção de um filme.

“Fomos a campo e visitamos cinemas do circuito alternativo e comercial de Belém. Foi interessante saber como é que funciona a dinâmica do trabalho do projecionista e da própria projeção, a partir de personagens que têm vivências profundas com a profissão tanto de expertise quanto de amor a sétima arte”, comenta o diretor.

Kemuel Carvalheira iniciou sua jornada no mercado audiovisual há aproximadamente quatro anos, com o primeiro contato na área, no curso de Linguagem Cinematográfica, realizado nas Oficinas Curro Velho da FCP. “O cinema é uma arte coletiva. A gente fica super feliz de ver o nosso documentário sendo exibido pela primeira vez em uma sala de cinema como a do Líbero Luxardo. É uma experiência gratificante e única que a gente vai poder dividir com o público”, comemora.

Serviço: Documentário “Os Projecionistas”

Trecho de artigo e imagens reproduzidos do site: agenciapara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário