quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

No coração do cinema


Publicado originalmente no site OCP Online, em 10/11/2014

No coração do cinema 

Operadores cinematográficos trabalham nos bastidores das salas e garantem a qualidade na transmissão dos filmes

Por Carolina Veiga
 
Escondidos nas cabines, atrás dos projetores de imagens e ladeados por cabos, filmes e aparelhos, estão os responsáveis por proporcionar os momentos emocionantes e mágicos que as produções cinematográficas nos trazem. A imagem centralizada e com foco, o som que nos insere na história e o ambiente climatizado. Tudo o que diz respeito às salas de cinema é coordenado pelos projetistas.

Embora não apareçam e muitas vezes passem despercebidos pelo público, são eles os responsáveis por colocar os filmes e garantir que tudo esteja de acordo. Como em Jaraguá do Sul o cinema ainda não é digital, são os projetistas cinematográficos que montam os filmes e trailer, deixando tudo preparado para a exibição. O gerente de projeção Clóvis Bertolino Leandro atua há 12 anos nos bastidores do cinema. É ele quem recebe as caixas com os longas, confere a programação, monta as películas e deixa as três salas prontas à espera dos espectadores. “A parte de montar o filme é toda manual. Ele vem em pedaços, geralmente de 15 minutos, e nós temos que colar cada parte para montar todo o filme”, explica. A trilha sonora dos longas já vem implantada na película do filme, portanto, Leandro só controla o volume do som.

Ele conta que iniciou no cinema como vigilante, assim que surgiu uma vaga na sala de projeção se candidatou e de lá não saiu mais. “Você controla tudo aqui dentro, mas é bem tranquilo. Estando o filme pronto, a lente e o som certos, não tem segredo”, afirma. O operador diz que de vez em quando desce da cabine de projeção para conferir se está tudo correto e, claro, aproveita para assistir o longa.

Atualmente, o cinema da cidade conta com três sessões e duas pessoas responsáveis por comandar as cabines em dois turnos. “Hoje estamos defasados se compararmos com outras tecnologias, mas logo o cinema estará um passo à frente e vai melhorar tudo. Tanto para o nosso trabalho, quanto para quem assiste”, enfatiza. Com a reforma do shopping, o cinema também ganhará um espaço novo. A partir de janeiro ele será fechado, porém, por um bom motivo. Durante três meses serão executados os serviços para implantar cinco novas salas, com tecnologia de ponta e 3D, e capacidade para 350 pessoas. “No próximo ano as coisas vão melhorar. Será tudo digital e os equipamentos que temos hoje aqui não serão utilizados”, afirma.

O ofício não é encarado como um trabalho exaustivo e o barulho das máquinas já nem incomoda mais o projetista, pois para ele o cinema é uma paixão. Tantos anos envolvido com a sétima arte trouxeram aprendizado ao gerente, que adora os filmes antigos e de histórias como ‘Coração Valente’. “A gente acaba assistindo e não tem como não gostar, não se envolver com todo o ambiente que o cinema proporciona”, descreve.

Texto e imagem reproduzidos do site: ocponline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário